Programa definitivo

 
Quarta [14]  
09h00
09h30
Entrega da Documentação (Entrada Principal, Pólo I, UBI)
Abertura do Congresso (Anfiteatro das Sessões Solenes, Pólo I, UBI)
- Magnífico Reitor da UBI, Professor Doutor João Queiroz
- Presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, Professor Doutor Paulo Serra
- Presidente do Departamento de Letras da UBI, Professor Doutor António dos Santos Pereira
- Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Professor Doutor Paulo Osório
- Membro da Comissão Organizadora do Congresso, Professora Doutora Graça Sardinha
- Membro da Comissão Organizadora do Congresso, Professora Doutora Reina Pereira
10h30 Conferência Plenária (Anfiteatro das Sessões Solenes, Pólo I, UBI)
O QUAREP: Perspectiva política - Dr. Vasco Alves (Ministério da Educação)
11h30-12h30 Sessões simultâneas

SESSÃO A - Moderadora: Maria da Graça Sardinha (UBI), Sala 1.2

Representações dos falantes do Português do Brasil sobre a Língua e a Cultura em Portugal - Maria José Grosso, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Referenciais para o ensino do português em contextos exolingues: competências gerais e componente cultural - Fernanda de Sousa, Doutoranda da UBI e Paulo Osório, UBI

Descobrimentos Portugal-Brasil: um projecto - João Paulo Mineiro, Escola Quinta das Palmeiras

Oralidade em documentos oficiais do Ensino - Tânia Guedes Magalhães, UFJF

A avaliação da Leitura enquanto processo. Um estudo de caso - Rosária Correia, Formadora Residente do PNEP e Isabel Rondoni, ESE de Santarém

 

SESSÃO B - Moderadora: Madalena Teixeira (ESE de Santarém), Sala 1.3

The Politics of Language and Identity: Brazilian Heritage Speakers and Motivations to (Re)Learn Portuguese - Clémence Jouët-Pastré, Harvard University

A gramática comunicativa no ensino de Português Língua Estrangeira: construção da competência comunicativa e apropriação da língua pelo aprendente - Liliane Santos, Université Charles-de-Gaulle – Lille 3

Perseguindo competências e sucesso em Língua Portuguesa: formação e práticas do PNEP (Programa Nacional do Ensino do Português) - Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata, ESE de Castelo Branco

Avaliação da leitura: Como  avaliar os níveis de desempenho da compreensão da leitura dos alunos do 1º CEB no âmbito do PNEP? - Manuel José Lourenço, Doutorando da UBI e Madalena Teixeira, ESE de Santarém

12h30 Almoço
14h00-17h00 Sessões simultâneas

SESSÃO A - Moderadora: Hanna Batoreo (Universidade Aberta), Sala 1.4

Aspectos da neologia lexical do Português Brasileiro contemporâneo - Ieda Maria Alves, Universidade de São Paulo

Sociolinguística aplicada à formação de professores de língua Portuguesa Materna e Não Materna para atuarem em ambientes pluri-linguístico-dialetais - Maria do Socorro Pessoa, Universidade Federal de Rondônia

Percepções de angolanos sobre a Língua Portuguesa – um contributo para a didáctica do Português Língua - Maria Helena Ançã, Universidade de Aveiro

O uso do ponto final numa perspectiva enunciativa/discursiva - Ana Maria Nápoles Villela, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

As funções periféricas - Maria João Marçalo, Universidade de Évora

A descrição das construções com se apassivador/indeterminador na tradição gramatical portuguesa: de Fernão de Oliveira ao nascimento da filologia s funções periféricas – Edson Martins, Universidade Federal de Viçosa; Paulo Osório, UBI e Maria João Marçalo, Universidade de Évora


SESSÃO B - Moderadora: Cristina Gonçalves (Doutoranda, UBI), Sala 1.5

Uma questão pedagógica: superar ou anular a contradição na produção escrita de alunos? - Letícia Marcondes Rezende, UNESP

Aprender a Escrever na Escola Portuguesa - Maria da Graça Sardinha, UBI e Joaquim Picado, Doutorando da UBI

O processo de escrita. A importância da revisão - H. Grácio e Madalena Teixeira, ESE de Santarém

O erro ortográfico. Resultados de estratégias de intervenção sobre as incorrecções ortográficas e de ensino explícito da ortografia - R. Montez e Madalena Teixeira, ESE de Santarém

A influência do espaço no desenvolvimento de competências de escrita - F. Reis e Madalena Teixeira, ESE de Santarém

O Uso da Banda Desenhada: Recursos Linguísticos e Aplicações Didácticas no Ensino Básico - Cristina Gonçalves, Doutoranda da UB; Maria da Graça Sardinha, UBI e Paulo Osório, UBI

 

SESSÃO C - Moderador: Alfredo Serra (Doutorando, UBI), Sala 1.6

Sintaxe de Concordância e Sintaxe de Regência: Análise Gramatical e Discursiva (II) - Maria do Céu Fonseca, Universidade de Évora

Construção Superlativa de Expressão Corporal: uma abordagem sociocognitiva - Igor de Oliveira Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais e Neusa Salim Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais

A Comunicação na Gestão Escolar sob a Liderança do Director: uma nova cultura de escola em Portugal - Alfredo Serra, Doutorando da UBI

Linda de doer”: Construções Superlativas Metafóricas do Português – uma abordagem sociocognitva - Anna Carolina Ferreira Carrara, Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais e Neusa Salim Miranda - Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais

Sobre algumas incoerências da norma gramatical (III): os conceitos de campo lexical e de campo semântico - António Carvalho da Silva, Universidade do Minho

Gramática das construções e gramaticalização: Um estudo de caso - as Construções Negativas Superlativas de IPN - Neusa Salim Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais

Sobre algumas Marcas da Descrição Gramatical: análise da questão d’A Língua Portuguesa no Mundo - António Carvalho da Silva, Universidade do Minho e Ana Paula T. de Castro, EB 2,3 S. M. Portuzelo

17h00 Pausa para café (Junto às salas das sessões simultâneas)
17h30 Inauguração da Exposição de Pintura
18h00

Conferência Plenária (Anfiteatro das Sessões Solenes, Pólo I, UBI)

Lusofonia e Quinto Império – Professor Doutor Dionísio Villa Maior (Universidade Aberta, Pólo de Coimbra)

21h00

Programa Cultural (Anfiteatro das Sessões Solenas)

Actuação do Grupo Aqu'Alma

Representação do Pranto de Maria Parda de Gil Vicente

  topo
 
Quinta [15]  
10h00 Conferência Plenária (Anfiteatro das Sessões Sonenes, Pólo I, UBI)

Padre António Vieira e a Escravatura - Professora Doutora Maria do Rosário Pimentel, FCSH da Universidade Nova de Lisboa
11h15 Pausa para café (Junto às salas das sessões simultâneas)
11h30-12h30 Sessões simultâneas

SESSÃO A - Moderadora: Letícia Marcondes Rezende (UNESP), Sala 1.6

Ruy Belo [1933-1978], leitor de poetas brasileiros - Hugo Milhanas Machado, Universidad de Salamanca

A projecção quase profética da vindoura grandeza do Brasil na Carta de Pêro Vaz de Caminha - Alexandre Luís, UBI

Das palavras usadas na "América Portuguesa": um dicionário manuscrito de 1769 - Anabela Leal de Barros, Universidade do Minho

Formas de tratamento em peças teatrais brasileiras dos séculos XIX e XX - Ana Carolina Morito Machado, UFRJ


SESSÃO B - Moderadora: Conceição Vicente (Mestre pela UBI), Sala 1.5

Ensinar Português em escolas multiculturais. Um estudo de caso em Portugal - Beira Interior - Conceição Vicente (Professora do Ensino Básico) e Maria da Graça Sardinha, UBI

Do Proip para o estudo de caso: aquisição e desenvolvimento da linguagem em ambientes fora e dentro da escola - Ana Rafael e Florbela Matos (Técnicas do Ensino Especial)

Rotinas diárias com crianças diferentes - Rosa Rato, doutoranda da UBI

Discursos e comunidades Discursivas no Contexto das Mudanças Educativas - Ernesto Candeias Martins, ESE de Castelo Branco

Leituras do Brasil - João  Machado, Instituto Politécnico de Castelo Branco

12h30 Almoço
14h00-18h30
[16h00 Pausa para café]
Sessões Simultâneas

SESSÃO A - Moderadora: Rosa Rato (Doutoranda, UBI), Sala 1.4

Política Linguística na Democracia Portuguesa (1974-2004) - Paulo Feytor Pinto, Associação de Professores de Português

Explorando as Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Língua Não Materna - Ana de Sousa, Associação de Professores de Português

Modos de Reconfiguração da Gramática Escolar Portuguesa: estudos comparativos de gramáticas publicadas antes e após a TLEBS - António Carvalho da Silva, Universidade do Minho

Escrever os espaços do outro - Osman Lins, Universidad Nacional de Rosario, Argentina; Maria Ondina Braga, Universidad Nacional de Rosario, Argentina e Graciela Cariello,Universidad Nacional de Rosario, Argentina


SESSÃO B - Moderadora: Reina Pereira (UBI), Sala1.3

Pseudo-unicidade Linguística - Reina Pereira, UBI

A distribuição semãntica entre substantivos deverbais em –ção e –mento segundo a gramática das construções - Janderson Lemos de Souza, UFRJ

Futuro do Gerúndio no Português do Brasil? - Francisco José Fidalgo Enríquez, UBI

Expressões lingüísticas e implícitos culturais para o ensino do português brasileiro para falantes de outras línguas - Regina Célia Pagliuchi da Silveira, PUC/SP e Maria do Carmo M. R. Branco Ribeiro, PUC/SP

O  ensino de Língua Portuguesa língua estrangeira numa visão interculturalista: alguns questionamentos sobre o material didático - Aparecida Regina Borges Sellan, PUC-SP

Monteiro Lobato: O fantástico percurso para a busca da identidade linguística brasileira através da solidez da escrita portuguesa - Sirlene de Lima Corrêa Cristófano, Faculdade de Letras da Universidade do Porto


SESSÃO C - Moderador: Ernesto Candeias Martins (ESE de Castelo Branco), Sala 1.2

A Consciência fonológica: práticas e recursos no âmbito do PNEP – 1º Ciclo - Maria da Conceição de Pessoa Andrade e Teresa Maló Sequeira, Escola Superior de Educação e Comunicação do Algarve – Universidade do Algarve

PNEP: Margens de Autonomia e Inovação Regional – A Contribuição do Núcleo Regional de Setúbal para o Desenvolvimento de um programa Nacional - Fernanda Botelho, Luísa Solla e Ana Sequeira, ESE de Setúbal

Aprendizes em contexto de imersão, nem tudo “vai às mil maravilhas”. Problemas na aquisição da oralidade - Francisco Deivison Sousa Carvalho e Cristhiane Miranda Vaz - Universidade de Brasília

Ser professor de Português de nacionalidade brasileira em Macau: implicações teóricas e pragmáticas - Denise Pacheco, Universidade de Macau

Supervisão Pedagógica no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português – uma tentativa de interpretação - Maria da Graça Sardinha, UBI e Margarida Santos, Professora do Ensino Básico

Do reconhecimento à acção: Uma proposta de equação entre educação linguística e educação de valores - Núbia Damasceno Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais; Patrícia Miranda Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais e Neusa Salim Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais

20h00 Jantar/Convívio
  topo
 
Sexta [16]  
10h00 Conferência Plenária (Anfiteatro das Sessões Solenes, Pólo I, UBI)

Produtos e Processos Lexicais em Português: estudo Contrastivo entre Português Europeu e Português do Brasil - Maria Lúcia Leitão de Almeida, UFRJ; Hanna Batoreo, Universidade Aberta; Augusto Soares da Silva, Universidade Católica Portuguesa e Carlos Alexandre Victorio Gonçalves, UFRJ.

11h15 Pausa para café (Junto às salas das sessões simultâneas)
11h30-12h30 Apresentações do Livro (Anfiteatro das Sessões Solenes, Pólo I, UBI)
- AZEVEDO, Fernando e SARDINHA, Maria da Graça (coords.), Modelos e Práticas em Literacia. Lisboa, Lidel, 2009.
[Apresentação por Paulo Osório, UBI]
12h30 Almoço
14h00-16h00 Sessões simultâneas

SESSÃO A - Moderadora: Maria da Graça Sardinha (UBI), Sala 1.2

Contributos para a promoção do Cânone em Sophia de Mello Breyner Andresen - Susana Quesado, Doutoranda da UBI e Maria da Graça Sardinha, UBI

A lírica amorosa de Tomás António Gonzaga e Almeida Garrett: um jogo de intertextualidades - Cristina Vieira, UBI

Língua, Identidade e Cultura na enunciação da notícia em jornais paulistanos: um material autêntico para o ensino de Português Brasileiro para falantes de outras línguas - Maria José Nélo, PUC/SP- UEMA e Deborah Gomes de Paula, PUC/SP - UNIP

Escolas do Interior de Portugal: Luta(s) e sobrevivência(s) - Benjamim Luciano, Doutorando da UBI e Paulo Osório, UBI

A Língua Portuguesa: Virtudes e Desvirtudes de Expansão em África – o Caso de Angola - Domingos Nzau, UBI

A linguagem da mulher - em relação à do homem, de João da Silva Correia (1927) - Marlene da Conceição Vasques Loureiro, UTAD

A Viola de Cabral: o Redescobrimento de um Processo de Adaptação Cultural Brasileiro - Jean Carlo Faustino, UFSCar


SESSÃO B - Moderadora: Letícia Marcondes Rezende (UNESP), Sala 1.3

Depreensão de variedades do português na escrita - M. Emília Pereira, Universidade do Minho

Alunos Surdos: aquisição da Língua Portuguesa escrita tendo a Libras como língua de interlocução no ambiente escolar - José Ildon Gonçalves da Cruz, SEE/SP e Simara Ramadan de Faria Barcellos, SEE/SP

Percursos de formação em PLE na área da Saúde - Ana Boléo, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Ana Leitão, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pedro Caeiro, Pedro Correia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A história da didáctica do Português Língua Não Materna a partir do Brasil colonial (séculos XVI a XVIII) - Ana Rita Leitão, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Por um ensino específico de Língua Portuguesa nos cursos de Psicologia - Ana Nilce Rodrigues Barasnevicius, São Paulo, UNISANT’ANNA e FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS –FMU)

Teatro popular luso-brasileiro: rastro da tradição vicentina na brasilidade de Ariano Suassuna - Rosângela Divina S. M. Silva, Universidade de Coimbra


SESSÃO C - Moderador: Francisco Fidalgo (UBI), Sala 1.4

Políticas e estratégias para a internacionalização da língua e das culturas de expressão portuguesa - Mário Filipe, Universidade Aberta

Comunicação Internacional de Negócios – Lusofonia, Oportunidades e Desafios - Ricardo Salomão, Universidade Aberta

Percursos na docência em Portugal: Investigação por Grounded Theory do que não há mais memória - Judite Zamith-Cruz, Universidade do Minho

Falamos a mesma língua? Dificuldades comunicativas entre falantes do PB e do PE - Lidiane e Renata, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Ensino do Português Língua Estrangeira em Território Alemão: Uma análise crítica e um caso prático - Carla Sofia Amado, Universidade de Saarbrücken, Alemanha

A gente no português do Brasil e no português de Portugal: análise dos padrões de concordância verbal e nominal - Juliana Barbosa de Segadas Vianna, UFRJ

16h00 Pausa para café
16h30-17h30 Conferência de Encerramento - Professor Doutor António dos Santos Pereira, UBI (Anfiteatro das Sessões Solenes, Pólo I, UBI)

17h30 Sessão de encerramento - Comissão Organizadora do Congresso (Anfiteatro das Sessões Solenes, Pólo I, UBI)
  topo